Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

10/02/2022

Nutricionista orienta como montar lancheiras nutritivas e práticas

Nutricionista orienta como montar lancheiras nutritivas e práticas

Com o retorno das aulas, não são apenas as crianças que voltam com as tarefas. Os papais também precisam, diariamente, cumprir a função de preparar o uniforme, montar a lancheira e programar os horários de todas as atividades. Para ajudar no momento do lanche, a nutricionista e instrutora do Cooper Pratic, Carolina Danielski, separou algumas dicas importantes para manter a saúde e a energia dos pequenos em meio à correria do dia a dia.
 

A primeira delas é sobre os alimentos que devem compor a hora do lanche. O ideal é que sejam combinados estes três grupos alimentares: reguladores (frutas, legumes e verduras), construtores (proteínas, como queijo e iogurte) e energéticos (carboidratos, como pães, bolos e biscoitos). “O lanche da criança deve ser colorido e variado para garantir as vitaminas que ela necessita para manter a saúde e o crescimento adequado” explica Carolina.
 

Para acompanhar, não pode faltar a hidratação. Neste caso, o indicado sempre será a água. Uma garrafinha colorida e divertida pode ser uma boa ideia para que as crianças a mantenham sempre por perto e criem o hábito de beber água com frequência. A água de coco é uma opção para alguns dias da semana, mas é preciso ficar atento aos ingredientes que constam na embalagem. Quanto menos ingredientes, mais natural foi o processo de industrialização do produto.
 

E como armazenar com este calor?


Uma dúvida dos papais é como incluir alimentos frescos na lancheira das crianças com o calor que vem fazendo. A nutricionista explica que não é preciso se preocupar muito. Ações simples e práticas garantem a qualidade dos produtos e o bem-estar das crianças. “Uma lancheira térmica e a manutenção de itens refrigerados na geladeira até a hora de sair de casa são suficientes. Também é possível colocar o iogurte, por exemplo, no refrigerador por uns 30 minutos, isso vai deixá-lo mais geladinho e conservado para o consumo sem perder a cremosidade”, ensina Carolina.

 

A profissional ainda dá uma dica bônus para os papais conscientizarem seus filhos sobre a importância de consumir um lanche variado e saudável. “Traga a criança para participar do momento de preparação da lancheira. Pergunte como ela prefere as frutas, com casca ou sem? Inteira ou picadinha? Mostre as opções e explique como cada uma vai ajudar, por exemplo, dando energia para correr, brincar, se divertir”, finaliza a nutricionista.


Voltar