Cooper - A nossa Cooperativa

Cooper News

COOPER NEWS

20/05/2016

Núcleo Feminino Cooperativa Juriti visita a Cooper

Núcleo Feminino Cooperativa Juriti visita a Cooper


O 6º princípio cooperativista, a Intercooperação, foi vivido na prática pelo Núcleo Feminino da Cooper, na última quinta-feira, 12. Cerca de 30 mulheres cooperativistas representando a Cooper Juriti, de Massaranduba, realizaram uma visita especial na Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí), de Blumenau e foram recepcionadas por 18 mulheres  cooperativistas da Cooper, na filial Garcia.

Um delicioso café da manhã foi servido para as visitantes com pratos elaborados por cada uma das anfitriãs do Núcleo Feminino Cooper. O presidente do Conselho de Administração da Cooper, Sr. Hercílio Schmitt, iniciou a apresentação institucional e logo após visitaram a filial Garcia para conhecer a estrutura. Fizeram parte da programação uma visita ao Centro de distribuição - com apresentação histórica, funcionamento e projetos futuros - visita a loja de Indaial.

 

O ponto alto da reunião foi a aula preparada especialmente pelas culinaristas do Cooper Pratic, Anna Ieda Rodrigues da Silva e Ely Regina de Pinho Ramos, que também é integrante do Núcleo Feminino Cooper. “A principal atividade da Cooperativa Juriti é o beneficiamento do arroz. Nosso desafio era ensinar para as visitantes uma receita que elas não conheciam. Isso é muito difícil, já que elas elaboram receitas com 45 pratos a base de arroz. Como a Juriti foi fundada na década de 60, resolvemos apresentar a receita da sobremesa preferida de João Goulart  (Jango), que era servida pela primeira dama  Maria Thereza Fontella Goulart: o arroz doce da primeira dama”, conta Ely. 

 

A coordenadora geral do Núcleo Feminino da Cooperativa Juriti, Leila Estrowispi,  

ficou encantada com a recepção. “Visitar a Cooper foi um momento de intercooperação e informação, dois princípios do cooperativismo e também de relacionamento e lazer, divertido. Todo o grupo avaliou como positivo e excelente”, conta.

 

Este é terceiro encontro entre os dois núcleos, no primeiro em 2015 a Cooper visitou a Juriti. O encontro regional promovido pelo Sescoop, no início de 2016, foi a segunda oportunidade de integração entre os núcleos. O gerente da filial Garcia, Amilton de Oliveira, o gerente do Centro de distribuição, Bernardino dos Santos também acompanharam a visita no período da manhã e o gerente da filial Indaial Centro, Ronei Luis Grasel à tarde.

Confira a receita preferida de João Goulart  (Jango), que era servida pela primeira dama  Maria Thereza Fontella Goulart.  Jango foi presidente de 1961 a 1964.

Arroz Doce da Primeira Dama

Ingredientes:

1 ½ xic. de arroz branco

1 litro de leite fervendo

1 lata de leite condensado

1 vidro de leite de coco

1 pitada de sal

2 ovos clara e gema separadas

4 colh. (sopa) de açúcar

Modo de Fazer:

Cozinhe o arroz em água até ficar al-dente, junte o leite condensado, a pitada de sal, e leite em quantidade suficiente para cozinhar bem o arroz ,mexa sempre. Quando o arroz estiver cozido, junte uma gemada preparada com as gemas e duas colheres de açúcar, o leite de coco e por ultimo as claras batidas em neve com mais duas colheres de açúcar, misture bem e sirva morno salpicado com canela em pó.

 

 


Voltar